Desenvolvimento Curricular 
Criar um Site Grátis Fantástico
Desenvolvimento Curricular
Desenvolvimento Curricular

O que é o desenvolvimento curricular e de onde surgiu?

O vasto domínio que constitui hoje o campo de estudos da Teoria e do Desenvolvimento Curricular permite afirmar que o seu quadro conceptual é essencial para um profissional da Educação. As investigações realizadas no campo do Currículo têm demonstrado que pela sua natureza e funções, o Currículo é um instrumento privilegiado de análise, e o Desenvolvimento Curricular o campo de mudança por excelência das práticas educativas e/ou formativas. Neste âmbito, pretende-se, que os alunos desenvolvam competências científicas e profissionais nas áreas de concepção, desenvolvimento e avaliação de projectos curriculares nos diversos domínios da educação/formação. Através do desenvolvimento de capacidades de investigação pretende-se contribuir para o incremento de atitudes críticas e reflexivas face às questões curriculares. 

 

Desenvolvimento curricular, este conceito envolve toda a dimensão processual e dinâmica do currículo, considerado em duas vertentes: a sua construção e a sua implementação no terreno. Podemos aproximá-lo da noção de currículo em acção, isto é, os modos de dar forma actual e contextualizada às propostas potencialmente contidas num currículo formal, gerindo-as de acordo com as necessidades detectadas e as finalidades pretendidas. O desenvolvimento curricular engloba assim, por um lado, o conjunto de processos accionados para elaborar/construir uma proposta curricular ou currículo e, por outro lado, as actividades desencadeadas para o concretizar e actualizar nas situações de ensino e aprendizagem.

Existe, ainda, uma dinâmica de inter-relação permanente entre currículo e desenvolvimento curricular, sobretudo se o conceito de currículo adoptado for perspectivado em termos da globalidade das aprendizagens propostas e realizadas e não como mera listagem de conteúdos.

Tomando como base o conceito de desenvolvimento curricular atrás explicitado, importa reflectir acerca do modo como esse desenvolvimento se processa. São naturalmente os professores os principais agentes de desenvolvimento curricular, na medida em que lhes cabe dinamizar o currículo das suas disciplinas, adequando as actividades, conteúdos, estratégias e metodologias de trabalho à situação concreta de cada turma e à especificidade de cada aluno.

Fonte

 

 

 

 

 

Home

Rating: 2.8/5 (86 votos)




ONLINE
1


Partilhe esta Página